Notícias

Covid-19: Indústria automóvel com ordem para parar na Europa

Tal como muitos outros setores da economia mundial, também a indústria automóvel está a ser fortemente afetada pelo surto epidémico do novo Covid-19, com fabricantes a encerrarem fábricas, fornecedores de componentes parados e cancelamento de eventos relacionados com lançamentos de novos produtos, o mais célebre dos quais o Salão de Genebra, que não chegou a realizar-se ainda no início de março.

O surto iniciou-se na China e os seus primeiros impactos foram aí sentidos, com fabricantes como a Ford ou a General Motors a interromperem temporariamente a produção local, enquanto concessionários também fecharam portas. As medidas impostas pelo Governo local tiveram como resultado uma baixa de 79,1% nas vendas de novos automóveis (apenas se venderam 310 mil veículos em fevereiro), pelo que a repetição de medidas semelhantes em países como Itália, Espanha ou França poderá ter efeitos igualmente semelhantes nos mercados locais.

Para já, o caso italiano é o mais dramático, com a sociedade em quarentena forçada numa medida drástica para conter a propagação do novo coronavírus naquele país. Fábricas como as da Ferrari, Fiat Chrysler Automobiles (FCA), incluindo as da Maserati, ou da Lamborghini estão temporariamente encerradas naquele país do Sul da Europa, todas elas procurando retomar a sua produção assim que possível enquanto apertam também as medidas de controlo nas suas instalações. No caso da FCA, também há encerramento de fábricas noutros países, como na Sérvia e Polónia.

Mais acima, em França, o Grupo PSA (da Peugeot, Citroën, DS e Opel), seguiu os passos da FCA e anunciou o encerramento das suas fábricas na Europa, prevendo que todas deixem de funcionar até quinta-feira, incluindo a de Mangualde, no Norte de Portugal, mas também as situadas em Espanha, por exemplo, que é o segundo país na Europa com mais casos de infetados de Covid-19. Também por isso, a SEAT, do Grupo Volkswagen, anunciou a interrupção da sua produção em Martorell, Barcelona, naquela que é uma quebra de produção de 2300 unidades por dia. A marca catalã apresentou um plano de ‘lay-off’ temporário para cerca dos seus 14.800 trabalhadores.

Da mesma forma, a Volkswagen também irá parar a sua produção em fábricas europeias, com a da Autoeuropa a ser também afetada. A infraestrutura de Palmela, na qual é produzido o Volkswagen t-Roc, será uma das que irá parar a sua produção, depois de na segunda-feira ter sido anunciada uma redução dos turnos por falta de trabalhadores. Além da Autoeuropa, também as fábricas em Itália (a já citada da Lamborghini e da Ducati), Espanha e Eslováquia vão parar por tempo indeterminado, não só como forma de ajudar a conter o coronavírus, mas também por falta de componentes. Entretanto, sabe-se também que a produção nas diversas fábricas do Grupo Volkswagen irão parar por tempo indeterminado, incluindo as da Europa.

Outro grande construtor, a Renault também irá parar a produção temporariamente em França, respeitando a ordem de emergência nacional imposta por Emmanuel Macron no domingo ao final da tarde. De acordo com a marca, serão 12 os locais afetados e 18 mil funcionários. Antes, já as fábricas da Renault em Espanha (Palencia e Valladolid) foram paradas por falta de componentes. Em Portugal, a fábrica de Cacia, que produz caixas de velocidades para diversos modelos do grupo, mantém-se em funcionamento, mas o cenário poderá alterar-se em breve.

Também o país vizinho deixará de produzir veículos da Ford, com a marca norte-americana a anunciar uma paragem temporária depois de três dos seus funcionários terem testado positivo para o coronavírus.

No Reino Unido, ainda, alguns fabricantes – como a Jaguar Land Rover e a Honda – estão a negociar com o Governo de Boris Johnson uma forma de converterem o seu negócio temporariamente para a produção de ventiladores, respondendo positivamente ao pedido do executivo britânico para que tal fosse considerado pelos grandes nomes da indústria a operar naquele país. Também a Nissan anunciou que irá parar a produção na sua fábrica de Sunderland, onde é produzido o Qashqai.

Fonte: Motor 24

Tags
Mostrar Mais

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Back to top button
Close
Close