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Elétrico a 10 mil euros? Nos tempos mais próximos será difícil, diz Kia

Emilio Herrera, responsável de operações da Kia Europa, considera que não será possível nos tempos mais próximos termos um automóvel elétrico na Europa a custar 10 mil euros, uma meta que, recorde-se, a Renault estabeleceu para atingir dentro de cinco anos.

Em declarações ao Automotive News, Emilio Herrera explica que “um dos maiores desafios é tornar os veículos elétricos lucrativos. E quanto menor o carro, mais complicado é. Portanto, um EV de 10.000 euros é muito desafiador e pouco realista. Sabemos o quão difícil é porque estamos a procurar produzir uma versão elétrica do Picanto. Ainda não há nada confirmado, mas estamos realmente a analisar isso. Mas não creio que possa custar menos de 10.000 euros, a menos que se reduza o veículo ‘aos ossos’”.

“UM DOS MAIORES DESAFIOS É TORNAR OS VEÍCULOS ELÉTRICOS LUCRATIVOS. E QUANTO MENOR O CARRO, MAIS COMPLICADO É”, DIZ EMILIO HERRERA

O diretor operacional da Kia frisa que o objetivo do emblema sul-coreano é ter um veículo elétrico em quase todos os principais segmentos em que compete”.

Emilio Herrera acrescenta que, se partirmos de um preço base de 10.000 euros de um Picanto a gasolina, uma versão elétrica deste citadino coreano iria custar perto de 20.000 euros. “É necessário somar de 8.000 a 9.000 euros ao preço da unidade a gasolina”, refere Herrera que lembra que “desde que haja incentivos fiscais para apoiar as vendas de veículos elétricos, esse valor [de 10.000 euros suportados pelo público] pode ser viável. Mas acho que esses incentivos terão desaparecido dentro de cinco anos, porque haverá tantos EV disponíveis nessa altura que os governos não seriam capazes de apoiá-los”.

“Não temos escolha”

Este responsável da Kia sublinha, porém, estar otimista acerca do futuro dos EV: “Por que é que acreditamos que o mercado de EV crescerá? O principal motivo é que não temos outra escolha. Por que é que a Volkswagen está subitamente a enveredar por esse caminho agora? Não porque gostem, mas porque são forçados a isso. O Grupo Volkswagen vende 4 milhões de automóveis na Europa; eles precisam de compensar isso com a venda de veículos elétricos para evitar pagar as multas de CO2 da UE. A Volkswagen diz que, quando iniciarem a produção em massa [do elétrico ID.3], poderão vendê-lo por 30.000 euros. Eu acho que é uma afirmação ousada. É um veículo de segmento compacto; não estamos a falar de um Smart. Hoje, na Kia, não somos capazes de lançar um veículo elétrico a 30.000 euros”.

“PICANTO ELÉTRICO: NÃO TEMOS ALTERNATIVA. TEREMOS DE O FAZER”, DIZ A KIA.

Para a Kia, um Picanto elétrico fará todo o sentido, afirma Emilio Herrera: “Não temos alternativa. Teremos de o fazer. Os segmentos A [citadinos] e B [utilitários] são muito importantes na Europa. Em Itália, estes segmentos representam 50% do mercado. Teremos de ter um segmento A que seja elétrico”.

Kia anti-Tesla Model 3 em 2021

A Kia pretende lançar um modelo anti-Tesla Model 3 em 2021. O veículo elétrico será a variante de produção do protótipo Imagine (na foto) que o construtor coreano exibiu no Salão de Genebra de 2019.

Segundo Emilio Herrera, responsável de operações da Kia Europa, o objetivo da marca é que esse automóvel entre em produção dentro de um ou dois anos.

A viatura terá uma plataforma dedicada, com preços no mercado norte-americano na casa dos 35 mil dólares.

Kia Imagine concept

Fonte: Motor 24

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