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Falta um ano para chegar o carro-solar de produção em massa

No segundo semestre de 2020 arrancará a produção em série do Sono Sion, o primeiro carro-solar digno desse nome à venda na Europa.

A Sono Motors é uma pequena empresa alemã que tem no protótipo Sion o seu principal cartão-de-visita na área da mobilidade ‘verde’, um automóvel 100% elétrico, que tem a capacidade de poder carregar-se enquanto se conduz ou mesmo quando está parado ao sol.

A adoção de painéis fotovoltaicos de altíssima capacidade, com 248 células integradas no capot, no tejadilho e nas portas, garante uma média de 16 km diários só com a energia armazenada pela exposição solar. Contas feitas, o Sion permitirá cerca de 5800 quilómetros por ano sem produzir emissões de carbono, diretas ou indiretas.

O conceito está a ter ótima recetividade junto dos adeptos da mobilidade alternativa, tendo a marca confirmado 10.000 pré-reservas (através de depósito no valor de cerca de mil euros, reembolsáveis…), para as primeiras unidades, que começam a produzir-se no final do próximo ano, na fábrica de NEVS (Trolhättan, Suécia), unidade onde se produziam os modelos da Saab. Mais de 80% dos interessados estão no mercado alemão.

Quem são os alemães da Sono Motors?

Nestes tempos de mudança na indústria automóvel, a chegada de novos ‘players’ ao mercado em catadupa. Cada um com fórmulas para fazer a diferença em áreas tão distintas como as energias alternativas ou a tecnologia de condução autopilotada. Poucos têm singrado. O que faz da Sono Motors não ser apenas mais uma? Desde logo o quadro de individualidades por trás da marca.

Thomas Hausch, diretor de operações, trabalhou na Daimler Chrysler e Nissan; Ulrich Hörnke, diretor financeiro, com passagem na Fiat Chrysler Automobiles e Faraday Future. O currículo destes diretores combina-se com know-how de uma equipa de uma centena de trabalhadores, a maioria bastante jovens, com uma nova visão do automóvel, quer ao nível dos conceitos aplicados, das soluções técnicas ou do próprio modelo de negócio. Já no capítulo dos fornecedores, sabe-se que as baterias de iões de lítio são produzidas pela Continental, enquanto a Bosch fornece todos os sistemas telemáticos e de controlo.

O pequeno fabricante anuncia o Sion como primeiro veículo de produção em série que combina a tecnologia de carga solar, serviços de mobilidade e a opção de usar outro modelo da marca como ponto de carregamento de baterias. A autonomia ronda os 250 quilómetros, valores de homologação segundo o ciclo WLTP.

Fonte: Motor 24

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