Notícias

Pneus sem ar da Bridgestone chegam primeiro às bicicletas

A Bridgestone está na corrida aos pneus que não furam, nem necessitam de ar no seu interior, e deve apresentar uma versão final para bicicletas já em 2022.

O fabricante nipónico confirma assim que se mantém empenhada em garantir o lançamento de uma roda que não necessitará de ar no seu interior para cumprir sem percalços e por muitos mais quilómetros a sua função, solução que, segundo avança o Automotive News, chegará primeiro às frotas de comerciais, e só depois aos veículos de passageiros.

Contudo, e enquanto ainda investe tempo e dinheiro no desenvolvimento da tecnologia, a Bridgestone apostará primeiro no lançamento de versões mais compactas e leves deste modelo para equipar outro tipo de veículos, como as bicicletas. A marca anunciou que prepara uma frota exclusiva de bicicletas para servir durante a realização nos Jogos Olímpicos de Verão de 2020, em Tóquio, totalmente equipada com a versão final do seu pneu sem ar.

Os pneus sem ar foram uma das soluções de mobilidade apresentadas pela Bridgestone no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, onde realizou várias demonstrações para comprovar a elevada durabilidade e alta resistência da tecnologia. O conceito foi desenvolvido para anular os perigos, bem como o tempo de inatividade e os custos associados a cada pneu inutilizado. Para tal, utiliza uma avançada estrutura de raios no interior da roda, construídos resina termoplástica (reciclável…), e com a capacidade de se expandirem como forma de suportar o peso.

Corrida a dois

A Michelin também quer eliminar a necessidade de ter ar no pneu, com Uptis, que substitui todos os componentes do pneu convencional por uma inovadora estrutura que liga o piso diretamente à jante e funciona como elemento estrutural. A jante é construída em alumínio, para manter o peso reduzido, e está em contacto permanente com a estrutura do pneu, integrando também um conjunto de sensores para receber e transmitir informação de e para o automóvel. A Michelin concebeu o Uptis a pensar no mercado de veículos elétricos e automóveis autónomos, prometendo versão de produção para meados de 2024.

Fonte: Motor 24

Tags
Mostrar Mais

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Back to top button
Close
Close