Notícias

Renault Cacia também suspende produção, depois da PSA e da Autoeuropa

A fábrica automóvel da Renault Cacia em Aveiro também suspendeu a produção até 29 de março. PSA de Mangualde e Volkswagen Autoeuropa já tinham tomado decisões semelhantes.

Depois da PSA em Mangualde e da Volkswagen Autoeuropa em Palmela, a fábrica automóvel da Renault Cacia em Aveiro também vai parar em consequência do coronavírus. A direção já informou os colaboradores da suspensão da produção a partir desta quarta-feira, em vigor até dia 29 de março, avançou o Jornal de Negócios (acesso condicionado) e confirmou o ECO.

“Devido a dificuldades na cadeia coletiva de abastecimento da fábrica, por não termos os componentes necessários externos, para já vamos encerrar a fábrica entre 18 e 29 março”, disse ao ECO fonte oficial da empresa. Questionado sobre se esta paragem pode ser alargada no fim do período, a mesma fonte reconheceu que sim.

Já depois da publicação desta notícia, a Renault Cacia oficializou a paragem num comunicado: “Face à atual situação de disseminação do coronavírus e tendo como prioridade máxima a segurança dos seus trabalhadores, o grupo Renault decidiu suspender a produção da fábrica Renault Cacia, a partir das 6h00, de 18 de março. Esta decisão foi já comunicada às organizações sindicais”, informa a nota.

A decisão da suspensão da produção foi tomada na manhã desta terça-feira. Ora, num email enviado aos trabalhadores, a direção da Renault Cacia confirma que está a “sentir os efeitos diretos nas suas cadeias globais de abastecimento, fruto das medidas de contenção para minimizar os impactos da Covid-19”.

De acordo com o Negócios, a suspensão será consumada de duas formas. De 18 a 23 de março, serão utilizados créditos da bolsa de horas, “a título excecional”, mas alguns trabalhadores poderão usufruir de férias vencidas e não gozadas em anos anteriores, transitadas e superiores a 25 dias. Depois, de 24 a 29 de março, a empresa avançou com um período de férias coletivas.

Esta decisão segue-se a outras semelhantes que já foram tomadas por fábricas automóveis em Portugal, como é o caso da PSA em Mangualde e da Volkswagen Autoeuropa em Palmela. Esta última parou a produção “com efeitos imediatos” já na manhã desta terça-feira.

Fonte: ECO Sapo

Tags
Mostrar Mais

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Back to top button
Close
Close