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Fim da linha. GM acaba com a marca australiana Holden

Quando 2021 chegar ao fim vai levar consigo a marca australiana Holden. Com esta decisão, a GM põe ponto final numa história com 164 anos.

A senda de alienação de marcas do seu portefólio por parte da GM (General Motors) continua. Em 2004 fechou a Oldsmobile, em 2010 (devido à bancarrota) a Pontiac, a Saturn e a Hummer (o nome vai regressar, em 2012 vendeu a SAABem 2017 a Opel e agora, no final de 2021 marcará o adeus da australiana Holden.

De acordo com Julian Blisset, vice-presidente de operações internacionais da GM, a decisão de fechar a Holden deveu-se ao facto de o investimento necessário para tornar a marca novamente competitiva na Austrália e na Nova Zelândia ser superior ao retorno expetável.

A GM acrescentou ainda que a decisão de terminar as operações da Holden se enquadra num esforço para “transformar as operações internacionais” por parte da empresa norte-americana.

Holden Monaro
O Holden Monaro tornou-se célebre depois de ter surgido no Top Gear e foi vendido no Reino Unido pela marca Vauxhall e nos EUA como Pontiac GTO.

Fecho da Holden é notícia, mas não surpreende

Apesar de só agora ter sido anunciado, o desaparecimento da marca australiana Holden há muito que se adivinhava. Afinal de contas, a marca fundada em 1856 e que em 1931 se juntou ao portefólio da GM, há já algum tempo que lutava contra uma quebra crescente das vendas.

Outrora líder dos mercados australiano e neo-zelandês, já em 2017 a GM tinha decidido terminar a produção de veículos na Austrália, ou seja, dos (poucos) modelos locais da Holden, como o Commodore ou o Monaro.

Desde então, a marca australiana passou apenas a vender modelos, como o Opel Insignia, o Astra ou outros modelos de marcas da GM, aos quais era apenas aplicado o símbolo da Holden e, claro está, o volante do lado direito.

Para teres uma ideia da quebra das vendas da Holden, em 2019 a marca vendeu na Austrália pouco mais de 43 mil unidades face às quase 133 mil unidades comercializadas em 2011 — as vendas têm estado em declínio nos últimos nove anos.

A líder do mercado, a Toyota, como comparação, vendeu pouco mais de 217 mil unidades em 2019 — só a Hilux vendeu mais que toda a Holden em 2019.

Holden Commodore
O Holden Commodore é um ícone da marca australiana. Na sua última geração tornou-se num Opel Insignia com outro símbolo (na imagem podes ver a penúltima geração).

Para além do desaparecimento da Holden, a GM anunciou ainda a venda da sua fábrica na Tailândia à chinesa Great Wall. Na Austrália e na Nova Zelândia a GM tem 828 funcionários e na Tailândia 1500.

Entretanto, a Ford Austrália (que também deixou de produzir automóveis naquele país) recorreu ao Twitter para se despedir da sua “eterna” rival — tanto em vendas, como na competição, sobretudo nos sempre espetaculares V8 Supercars.

Ford Australia

@FordAustralia

1/1 – All of us here at Ford Australia are saddened to hear the news that Holden will cease operations. Holden is an iconic brand that holds a special place in the heart of many Australians, and has done so much to shape the Australian automotive industry and the country…

Ford Australia

@FordAustralia

2/2 – Its vehicles have been worthy competitors both on road and on the racetrack. To our friends at Holden, thank you for keeping us on our toes and inspiring us to keep aiming higher. We will miss you.

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