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AdBlue, tudo o que precisa saber sobre este aditivo

Para que serve? Quanto dura? E o que acontece quando ficamos com o depósito vazio?

No primeiro semestre de 2019 foram vendidos mais automóveis novos com motor a gasolina do que a gasóleo. Mas ao contrário do que muitos vaticinam, esta inversão de papeis, que não acontecia desde 2003, não tem de significar o princípio do fim do Diesel. Sobretudo, numa altura em que os principais fabricantes continuam a investir tempo e dinheiro no desenvolvimento de tecnologias que permitam níveis de eficiência superiores. Por exemplo, pela inclusão do sistema SCR (Selective Catalytic Redution), um conversor catalítico situado sobre o filtro de partículas, que transforma o NOx (óxidos de azoto) em vapor de água e azoto, e que obriga à utilização de um aditivo específico, designado por AdBlue.

Para que serve?

O aditivo AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada), que permite uma importante redução nas emissões de CO2, facilitando a obtenção de valores de acordo com as normas anti-poluição atuais. Os fabricantes também anunciam reduções nos consumos de gasóleo que, dependendo do modelo/versão, podem ser de 13%. Novidade para a maioria dos condutores de automóveis equipados com motores Diesel, o AdBlue já se aplica em veículos pesados desde 2004, com a entrada em vigor da normativa Euro 4.

Quanto dura?

Dependo essencialmente das caraterísticas de cada modelo, mas o estilo de condução também influência. Um Diesel de gama média necessitará de dois litros de AdBlue para percorrer mil quilómetros. O condutor será informado da necessidade do atesto através de mensagem no painel de instrumentos.

O que acontece se fico sem AdBlue?

O alerta de níveis baixos de AdBlue aparece no painel de instrumentos do automóvel com bastante antecedência, para que tenha o tempo suficiente para a reposição do líquido, sem pressas. Mas excedendo-se a quilometragem indicada, o motor simplesmente não arranca.

Como e onde atestar?

O líquido AdBlue pode ser colocado pelo proprietário do veículo, com a mesma facilidade com que repõe os níveis de óleo no motor, com a diferença de que a localização do bocal de acesso varia consoante o modelo, podendo estar junto ao depósito de gasóleo ou sob o piso da bagageira, junto à roda de substituição.

Que marca escolho?

A norma que regula a qualidade do AdBlue é a ISO 22241, homologada pela Sociedade Alemã da Indústria Automóvel. Só as marcas com esta certificação oferecem garantias.

Fonte: Motor 24

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