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Carros por subscrição chegam a Portugal

A partir de 739 euros por mês pode subscrever um automóvel sem se preocupar com os encargos com seguro, manutenção, impostos ou mesmo danos. CarCloud arranca em Portugal.

Já imaginou alugar um automóvel e não ter de se preocupar com os encargos relacionados com o registo, manutenção, seguros ou mesmo danos? O CarCloud é o mais recente serviço de subscrição de veículos em Portugal, totalmente digital, e vem alargar a oferta de mercado neste segmento ainda em fase pouco explorada.

Lançado pela Drivalia, uma empresa do grupo FCA Bank, o CarCloud permite aos utilizadores ter uma subscrição no setor automóvel como se fosse uma subscrição de um serviço de streaming. As vantagens? Em troca de uma “renda” mensal, o utilizador pode contar com um veículo e a respetiva cobertura de danos, registo do veículo, manutenção, serviço de substituição de pneus, impostos e 1.500 km por mês incluídos.

Adicionalmente, esta subscrição pode ter uma duração de até 12 meses, havendo lugar à possibilidade de suspender ou cancelar a subscrição sem o pagamento de uma penalização. Atualmente pode escolher veículos desde um Abarth 595/695, até ao Maserati Grecale, podendo ainda contar com modelos mais sustentáveis como o híbrido plug-in, Jeep Renegade, ou mesmo o Tesla Model Y. A Drivalia é, até ao momento, a única operadora em Portugal a oferecer o serviço de assinatura para um automóvel da Tesla.

Para Bruno Lourenço, country manager da Drivalia em Portugal, o CarCloud é a alternativa ao aluguer tradicional de um veículo, sendo a vantagem deste serviço a possibilidade de “testar as novas motorizações disponíveis, desfrutando de uma solução de mobilidade totalmente flexível”.

O responsável da empresa defende ainda que a subscrição automóvel se trata “de uma tendência clara dos consumidores a nível mundial, que, como operador do setor, temos identificada e que nos inspirou a inovar na nossa oferta, adaptando-nos às modernas exigências dos cidadãos”, acrescenta.

Para beneficiar deste serviço pode contar com um processo online através do websiteda Drivalia. Futuramente, será ainda possível subscrever a este serviço através da aquisição de um voucher em plataformas eletrónicas, como a Amazon, estando abrangida desde a seleção do veículo até ao pagamento.

Como funciona?

Para subscrever um veículo da CarCloud, basta fazer o pedido através do seu site, podendo escolher entre um Abarth 595/695 de 165 cv, um Jeep Renegade híbrido plug-in4Xe Trailhawk, um Tesla Y ou um Maserati Grecale de 300 cv.

Os preços começam a partir dos 739 euros, no caso do Abarth 595/695 e Jeep Renegade, estando já incluído o IVA e a cobertura de danos. A cobertura de danos faz-se mediante uma franquia cobrada ao utilizador, isto é, em caso de acidente, o cliente paga a reparação até um valor entre os 1.100 e os 3.500 euros, em função do modelo do veículo. Isto apenas ocorre caso o acidente em causa não tenha ocorrido por negligência. Em caso de excesso de velocidade, por exemplo, o utilizador abarca com os custos totais da reparação.

Além destes valores, há ainda um encargo de 199 euros em relação à inscrição no programa CarCloud (aplicável aos veículos Abarth 595/695 e Jeep Renegade). Para os restantes veículos, os preços variam entre os 1.849 euros mensais para o Tesla Model Y e os 2.429 euros para o Maserati Grecale. Nestes dois últimos modelos, o custo da inscrição no programa CarCloud já é de 249 euros.

Em nota enviada pela Drivalia, Bruno Lourenço defende que “as exigências dos clientes evoluíram e mais do que a propriedade dos veículos”, pelo que “prevalece a flexibilidade e a adaptabilidade a cada necessidade”.

A empresa assegura ainda que os 1.500 km mensais são apenas um valor padrão da mensalidade e não um limite de utilização,já que o cliente pode fazer os quilómetros necessários sem restrições. Caso o utilizador supere este valor, será feito um ajuste correspondendo a uma cobrança adicional por cada quilómetro percorrido no respetivo mês, nomeadamente entre os 0,25 e os 0,31 cêntimos, em função do modelo do veículo.

O levantamento do veículo pode depois ser feito nos 32 postos Drivalia Mobility Stores localizados por todo o país, estando previsto o crescimento deste número já a partir de 2023, nomeadamente para o dobro, esclarece a Drivalia.

O car-as-a-service em Portugal

Portugal representa o quarto mercado onde a Drivalia oferece o CarCloud. O serviço teve início em 2019 na Itália, tendo seguido posteriormente para França e Espanha, contanto atualmente com 30 mil clientes.

O serviço de automóveis por subscrição, ou car-as-a-service, é uma realidade ainda pouco explorada em Portugal, sendo que também a Lynk&Co, uma joint venture entre a sueca Volvo e a chinesa Geely (dona da Volvo Cars), prevê chegar em breve ao país. Após ter sucesso em Espanha, a Lynk&Co planeia chegar a Portugal em 2023, conforme avança o Público.

Adicionalmente, empresas como a Free2move também já deram início a um serviço de carro por subscrição em Portugal, em março de 2021, inclusive com um preço inicial mais em conta (a partir de 409 euros por mês). O serviço da Free2move desfruta de condições semelhantes à CarCloud como a inclusão de seguro, manutenção, pneus e assistência, bem como uma subscrição sem compromisso. Neste sentido, resta aguardar para ver se o serviço CarCloud será competitivo.

O FCA Bank, uma joint venture entre a fabricante automóvel Stellantis e o francês Crédit Agricole, traz a Drivalia para Portugal naquilo que será uma intervenção direta do gigante automóvel na área do car-as-a-service.

No entanto, esta participação direta da Stellantis terá vida curta, já que a joint venture passará a ser propriedade exclusiva do grupo multinacional francês no primeiro trimestre de 2023, de modo a reforçar a sua posição enquanto empresa independente e “marca branca de mobilidade”, garantiu em comunicado.

A Drivalia e o investimento em Portugal

Em resposta ao ECO, Bruno Lourenço garante que a Drivalia se encontra num momento de expansão internacional, no qual o mercado português tem grande relevância. O objetivo da marca é consolidar-se nos sete países onde opera (Portugal, Espanha, Itália, França, Reino Unido, Grécia e Dinamarca), bem como internacionalizar-se para novos mercados.

Para este fim, a Drivalia pretende garantir que o serviço CarCloud em Portugal se afirma enquanto solução relevante, tirando partido do seu modelo de subscrição automóvel online. A meta, assegura, é atingir níveis de penetração semelhantes a outros mercados, “como Itália, França e Espanha, onde temos mais de 30.000 subscrições”. Neste sentido, a empresa pretende ainda aumentar a oferta automóvel com novos modelos para cada segmento, além de promover serviços de mobilidade adaptada.

Segundo dados financeiros divulgados pela Drivalia, o volume de negócios da empresa atingiu os 10,9 milhões de euros em 2022, um crescimento de 68% face ao ano anterior, sendo o objetivo da empresa duplicar este valor em 2023. A empresa fechou ainda 2022 com uma frota automóvel de 1.650 unidades, tendo como objetivo atingir as 4 mil unidades nos anos seguintes.

A alimentar este crescimento está, principalmente, o lançamento do CarCloud no início deste mês, senda que esta aposta se insere no conceito de “Mobilidade Planetária” da marca, que foi apresentado no último Salão de Paris, em outubro.

Fonte: ECO

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