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Critical TechWorks desenvolve tecnologias para uma experiência artística única nos veículos da BMW

A BMW é a primeira marca automóvel a integrar arte digital dentro dos seus veículos, através do Digital Art Mode e do relógio digital QlockTwo, desenvolvidos pela Critical TechWorks, uma joint venture criada pela marca germânica em parceria com a portuguesa Critical Software.

Estas soluções criam uma experiência imersiva única a nível visual, auditivo e digital para os seus condutores.

A fusão entre veículo e arte surgiu, pela mão da BMW, com o projeto Art Cars, que se estende desde 1975 até ao presente, e aborda os veículos como telas para a criação de diferentes artistas. O conceito é agora reforçado com o novo modo de condução Digital Art, que permite que os condutores personalizem a forma de conduzir de acordo com as suas preferências e os seus interesses.

Criado em colaboração com a artista Cao Fei, o primeiro conceito artístico, “Quantum Garden”, ganha forma através de imagens e formas dinâmicas que surgem nos diferentes painéis de controlo e ecrãs do veículo, assim como de luzes, cores e sons ambiente que completam esta imersão artística.

“Se o carro se assume cada vez mais como uma casa sobre rodas, então faz todo o sentido pensar em como podemos trazer a vivência da arte para dentro dele. O Digital Art Mode vem criar uma experiência emocional aliada à inovação funcional que temos vindo a desenvolver. Este é mais um modo que disponibilizamos aos condutores BMW que procuram uma experiência única, onde podem desfrutar do seu BMW enquanto peça de arte imersiva que lhes desperta sentidos e emoções”, sublinhou Rui Salabert, Chief Technical Officer da Critical TechWorks.

Esta visão artística é reforçada com a versão digital do relógio QlockTwo, ideia nascida de uma dinâmica interna da BMW e implementada pela Critical TechWorks, na qual a equipa sugeriu reavivar este formato e desenvolvê-lo.

Criado na Alemanha enquanto peça física de design, o QlockTwo tornou-se um ícone e distingue-se pela forma como capta a essência da oralidade. No veículo, dentro do seu display quadrangular, diferentes palavras iluminam-se para criar frases e apresentar as horas, como qualquer pessoa responderia caso lhe fosse perguntado.

Mantendo este conceito único, a versão digital é agora contemplada no painel de infoentretenimento e adapta as suas cores ao modo de condução definido. Disponível em 16 línguas, o Qlocktwo adapta-se também às particularidades de cada uma, indicando por exemplo que “são onze menos dez” ou “são dez e cinquenta”.

“Esta é a primeira peça de arte física integrada digitalmente nos veículos BMW. O QlockTwo continua a ser uma referência do design a nível internacional e chega agora a um público mais alargado, enquanto os condutores tiram partido da sua forma tão singular de indicar as horas. Mais que funcional, esta integração vem reforçar a estética diferenciadora que a BMW oferece, criando uma forma de mostrar o tempo numa nova dimensão”, referiu Ricardo Loureiro, Product Owner da Critical TechWorks.

Através do desenvolvimento tecnológico inovador, a Critical TechWorks faz a fusão entre arte e funcionalidade para os veículos da marca alemã. Disponíveis em diferentes modelos, o Digital Art Mode e o QlockTwo vêm transformar a experiência de condução de mais de 3,3 milhões de veículos da BMW a nível internacional.

 “Este é mais um exemplo de como Portugal tem um papel ativo na inovação tecnológica do BMW Group em todo o mundo, criando funcionalidades que refletem o espírito premium da marca e enriquecem ainda mais a experiência de condução”, sublinhou Massimo Senatore, Managing Director do BMW Group em Portugal.

Fonte: AutoGear

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