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Hyundai meteu atleta olímpica a respirar o ar do tubo de escape de um NEXO

A Hyundai Motor Espanha lançou uma campanha especial que junta o Hyundai NEXO à campeã olímpica Mireia Belmonte, num desafio extremo para demonstrar a tecnologia limpa e amiga do ambiente que a marca sul-coreana desenvolveu para o NEXO, que emite apenas vapor de água purificando o ar em 99,9%.

Para isso, a Hyundai convidou esta atleta a treinar dentro de uma bolha ligada ao tubo de escape de um NEXO, respirando as emissões directamente do veículo. Mireia Belmonte admitiu que achou o desafio estranho quando o ouviu pela primeira vez, mas que o aceitou sem hesitar.

“Enquanto embaixadora da marca Hyundai, fui convidada para um desafio onde teria que respirar directamente de um tubi de escape do Hyundai NEXO. Obviamente este não é um carro comum, nem tão pouco as suas emissões. Inicialmente fiquei chocada com o conceito, mas agora posso dizer que foi um dos projectos mais incríveis em que já tive oportunidade de participar.”, disse Mireia Belmonte.

Recorde-se que este é o primeiro automóvel “fuel-cell” a ser matriculado em Espanha e a Hyundai é uma das poucas marcas que continua a investir activamente no desenvolvimento de veículos a hidrogénio. Para o Dr. Vicente de la Varga Salto, médico que observou Mireia durante este exercício, esta é uma excelente alternativa aos combustíveis fósseis: “Inalamos variadas partículas sólidas produzidas pelos combustíveis fósseis quando respiramos. Considerando os milhares de veículos em circulação, multiplicam-se as formas como as suas emissões podem prejudicar o ser humano. A grande vantagem dos motores a hidrogénio é que não só têm zero emissões como ainda filtram o ar poluído, para gerar energia. Não poderíamos pedir melhor.”, admitiu.

Pioneira no hidrogénio

A Hyundai é pioneira no desenvolvimento da tecnologia “fuel cell” de hidrogénio. Em 2013 tornou-se na primeira marca a comercializar um veículo a hidrogénio, o ix35 Fuel Cell.

Agora, com este NEXO, a Hyundai entra na segunda geração de FCEV, Veículo Eléctrico Fuel Cell, oferecendo uma autonomia de 666 quilómetros com um único abastecimento. Este modelo conta com um sistema propulsor que combina um motor eléctrico, bateria, fuel cell e depósitos de hidrogénio, complementando-se entre si.

Fonte: Aquela Máquina

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