Notícias

Setor automóvel europeu pede incentivos para reativar recuperação económica

Em comunicado conjunto, as quatro associações europeias da indústria automóvel (CLEPA, CECRA, ACEA e ETRMA) publicaram um plano de ação com 25 pontos para reiniciar a recuperação económica.

A pandemia de Covid-19 está a ter grande impacto na economia, com uma paralisação sem precedentes das atividades de retalho e produção, gerando uma crescente preocupação no que diz respeito à confiança do consumidor.

O setor automóvel europeu, que foi particularmente afetado, propõe um plano composto por 25 ações essenciais para garantir um forte reinício da sua atividade, em particular, e da economia, em geral.

O plano de ação, destinado aos responsáveis pela tomada de decisões à escala nacional e no seio da UE, contém recomendações tangíveis para emergir com sucesso da crise imposta pelo novo coronavírus.

Foi produzido pelas quatro associações que representam a cadeia de fornecimento automóvel como um todo: de fornecedores de equipamentos e pneus a fabricantes, distribuidores e oficinas de veículos (ACEACECRACLEPA e ETRMA).

Juntas, querem contribuir para uma resposta política à Covid-19 que garanta saúde pública, minimize o impacto na economia e mantenha o foco nos objetivos gerais dos tempos atuais: sociedade digital e neutra em carbono.

Como parte do plano de ação, o setor exige planos de renovação dos veículos, para todos os seus tipos e categorias, coordenados em toda a UE. Tal impulsionará a procura privada e comercial, apoiará a recuperação económica geral e acelerará o rejuvenescimento da frota de veículos nas estradas europeias.

Os incentivos para compra e investimento devem basear-se em critérios semelhantes em toda a Europa, com base em financiamento nacional e da UE. Planos esses que devem ser aperfeiçoados com bónus pelo abate de veículos e que devem ter em consideração as ambições climáticas e as metas de eficiência de recursos da sociedade, juntamente com o impacto económico.

Fonte: Jornal das Oficinas

Tags
Mostrar Mais

Related Articles

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Back to top button
Close
Close